segunda-feira, 27 de abril de 2009

Macaron


Sempre achei lindo aquelas mesas com porcelanas finas e cheias de macaron de todas as cores mas confesso que nunca tinha provado essa maravilha até semana passada! E desde então estou com uma pequena fixação nesse doce perfeito. Pelo que andei pesquisando fazer macaron é difícil e custa caro (o ingrediente base é farinha de amendoas, que além de não ser muito fácil de achar custa cerca de R$100,00 o kilo).
Mas se ainda sim você quiser se aventurar encontrei em um blog chamado A vida escrita a mão da Márcia, uma receita aparentemente simples:

Ingredientes:
- 200g de açúcar de confeiteiro
- 110g de farinha de amêndoa (bem fina e seca)
- 57g de açúcar granulado
- 3 claras previamente deixadas em temperatura ambiente por uma noite ou no mínimo 8 horas
- 2 colheres (sopa) cacau em pó (opcional)

1. Misture o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoa (se ambos estiverem meio úmidos, aqueça no forno brando por 5-10 minutos) e o cacau. Reserve.

2. Bata as claras em neve. Adicione o açúcar granulado até formar picos firmes.

3. Agora vem a parte mais crucial, que faz o macaroon dar certo ou não. Misture muito e o macarron não cresce; misture pouco e o macaroon fica deformado e racha no forno. Misture as claras em neve com a outra mistura de amêndoas. Mexa delicadamente com uma espátula flexível até ficar na "consistência de magma". Faça o teste: afunde a ponta do seu dedo na massa, tire e observe o pico que formou. Este pico deve praticamente sumir em 30 segundos. Se permanecer firme, misture mais um pouco. Coloque a massa num saco de confeitar com bico redondo, liso, de 2cm de diâmetro.

4. Numa forma com papel manteiga, faça discos de 3cm com a massa, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansando por 1-2 horas até formar uma pele resistente na superfície.

5. Asse em 160ºC com a porta entreaberta se puder (meu forno desliga com a porta aberta, o chatonildo), por 10-11 minutos.

6. Deixe esfriar e recheie. Os nossos, como os clássicos, foram recheados de ganache (creme de leite + chocolate amargo).

Para um macaroon ser chamado de macaroon e não de biscoito, no momento em que está no formo é preciso formar o "foot", que é a base do macaron; e o "dome", que é o teto côncavo, a abóbada. E, claro, é preciso ficar delicioso também.

Na primeira mordida o dome quebra em pedadinhos finos. O foot é concentrado em amêndoa, parecendo um micro-bolo-brownie, que se mistura com o recheio e derrete na boca com todo o resto, mudando para sempre a sua vida inteira. (receita da Márcia)

No blog dela tem algumas fotos também! se você for se aventurar na cozinha vale entrar lá e dar uma conferidas nessas fotos.
Agora, se você não tiver muita coragem para executar esse desafio gastronômico, você pode comprar o macaron pronto, nas lojas:

Pain et chocolat - Rua Canário, 1301 – Moema
São Paulo - SP
(11) 5094.0550
O que comi lá de champagne é simplesmente perfeito!

Opera Ganache
(11) 5017.6928
Neste você pode encomendar pelo site por quilo (o que sai bem mais em conta que por unidade) e tem muitas opções de sabores

Payard
(11) 3814.7422
No site só tem quatro opções de sabores mas em compensação os macarons da Payard estão disponíveis em vários lugares, até mesmo no pão de açucar. É só entrar no site e clicar em endereços que lá tem a lista de todos os estabelecimentos.

Infelizmente só tenho endereços na cidade de São Paulo, mas acredito que não seja difícil de encontrar em outros lugares. Até porque servir macaron em casamentos e em maternidades já é moda! então se não tiver naquela confeitaria fina da sua cidade, você pode procurar com pessoas que fornecem doces e bem casados para buffet de festas. De qualquer forma se alguém souber de fornecedores em outros estados é só me dizer que aumento a lista aqui no post!

Ps. essa foto que ilustra o post é dos macarons da Ladurée, confeitaria francesa que faz o mais famoso macaron do planeta! o site da marca é fofo e deixa a gente babando de vontade de ir lá!

3 comentários:

Mirella disse...

Atualização: semana passada experimentei um de framboesa e um de damasco. São bem azedinhos e gostosos mas o de champagne ainda é o melhor!

Silvia disse...

oi Mirella,
Acabei de descobrir seu blog e amei!
Eu também sou apaixonada por Macarons! Descobri uma loja em moema chamada So Doces onde o chef também ministra cursos de suas guloseimas! Eu super me empolguei! Outra dica bacana é substituir farinha de amendoa por farinha de castanha de caju. Dizem que nao fica identico o sabor, mas dá um efeito muito parecido!
Um bj

Anônimo disse...

OLá Mirella... bom dia...
Eu estava lendo seu comentário sobre macarons.
Vc pode consultar a LAMPONI, que tambem fabrica macarons com farinha de amendoas e castanha de caju,, ficam uma delicia.
Se quiser provar, me procure:
SANDRA 11 3120-6916 ou mande e-mail para sandra@lamponi.com.br
Abraços
SANDRA

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails