quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Os jantares que não dei"


Ontem fui no lançamento do livro "Os jantares que não dei" de Bettina Orrico. Quem é leitor da revista Cláudia e do suplemento Comida&Bebida sabe de quem estou falando. A Bettina é consultora culinária da revista há anos e suas receitas são tudo de bom!


A idéia do livro é super legal: a Bettina criou o menu de jantares que ela gostaria de ter oferecido a 20 "pessoas especiais", como Raul Cortez, Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, entre outros. Todas as receitas estão no livro, bem explicadinhas e acompanhadas de textos lindos contando o porquê das escolhas. Um presente bem legal para as mocinhas gourmets nesse final de ano!


"Os jantares que não dei"
autora: Bettina Orrico
ilustrações: Maria Eugênia
editora: BEI
preço médio: R$58,00
Páginas: 170

As fotos deste post são de Sílvia Regina, menos a do bolinho maravilhoso que tirei do site da revista Claudia. Quem ficou com água na boca pode reproduzir a belezura criada por Bettina em casa. É só seguir a receita:

Minibolo invertido de cupuaçu


Ingredientes

3 xícaras de polpa de cupuaçu congelada
1 1/2 xícara de açúcar manteiga para untar

para a massa

1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de leite
tirinhas de limão para decorar


Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo médio a polpa de cupuaçu e o açúcar, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até engrossar. Distribua entre oito forminhas para bolo com 5 cm de diâmetro untadas com manteiga.

Prepare a massa
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione a baunilha, a farinha, o fermento e o leite e apenas misture. Distribua entre as forminhas reservadas até atingir três quartos da altura e leve ao forno quente (200 oC), preaquecido, por 20 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme. Decore com tirinhas de limão e sirva.


A receita deste minibolo não está no livro, tirei do site da Claudia. Mas já estou me preparando para ensaiar algumas que estou vendo no livro e se conseguir, posto depois aqui para vocês! A do "pudim esponja de limão", criada para o escritor Manoel de Barros me deu água na boca!

Nenhum comentário:

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails