sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os quadros e suas posições na parede

Já faz tempo que estou com umas fotos guardadas para mostrar para vocês. Daí, foi só a Mari falar sobre o assunto lá no blog dela, que me deu vontade de participar do debate!

Toda vez que surge a questão de como compor os quadros na parede de casa surge junto um bocado de regrinhas para "facilitar" a sua vida.

A mais famosa de todas é aquela que diz que o quadro deve estar em uma altura de 1,70m a partir do chão. Balela!

Essa regra vem da composição de museus tradicionais europeus, repito europeus, onde essa é a altura média do ponto de vista das pessoas. Isso pode até funcionar bem em museus e institutos de arte* mas nem sempre é o melhor para a nossa casa.

Imagino eu, do alto dos meus 1,54m, tendo que apreciar todos os quadros da minha casa "adequadamente" arrumados para pessoas com 1,80 de altura! Seria uma vida sofrida de dor e torcicolo :)

 * As instituições que expõem obras de artes hoje já nem usam isso como regra. Basta visitar um museu de arte moderna ou contemporânea para comprovar.

 Sou do time que acredita que os quadros devem ser arrumados de um jeito que agradem ao olhar.
Ao olhar dos donos da casa especificamente! Porque nem sempre o que for bonito para você vai impedir aquela sua amiga arquiteta de fazer careta quando visitar a sua casa.

Uma coisa que eu tentei fazer aqui no meu lar, logo quando eu me mudei e tinha apenas 4 quadros para pôr na parede, foi pensar neles como sendo um só quadro. Eu tinha o plano de ao longo dos anos ir colocando mais quadros (o que realmente aconteceu). Fazendo isso eu teria espaço para colocar os novos quadros sem prejudicar muito a composição na parede.

Já contei aqui que quando fui pregá-los deu uma ziquizira nos cálculos e eles ficaram todos bem colados (hihihi). Tomei coragem e finalmente aumentei o espaço entre eles. Achei que ficou bem melhor.



E o que é melhor: ainda tenho muito espaço para pôr os novos quadrinhos que eu pintar ou ganhar enquanto estiver nessa casa. A composição tá assim, meio irregular.  Alguém pode dizer: "se você ajeitasse do jeito correto ficaria bem melhor". Talvez! Mas eu estou feliz com a minha parede e, por enquanto, é assim que ela vai ficar! ;)



Encontrei uma matéria na revista argentina Para Ti Deco com fotos que ilustram muito bem essa idéia de colocar os quadros onde os olhos simpatizam ver. E que, mais uma vez, mostram que regras em decoração existem mesmo é para serem quebradas.





8 comentários:

Pri disse...

Achei que os teus quadros ficaram muito longe do sofá e muito perto do teto... ué, vc não tem 1,54m?? hehehehehe
Justo e regra que vc criticou, foi a que seguiu? E pela foto parece que o ponto central dos 4 quadros está bem acima de 1,70m...

Aline disse...

Oi Mirella, seu blog é lindo e cheio de coisas bacanas!!! eu estou sempre aqui...
Ahh sempre tô lá no papo decorado tbm, que amo...

Sobre seus quadros ficaram lindos sim...amei os de moldura preta!!!

Um beijo..

Mirella Luiggi disse...

Pri,
Não segui regra alguma na hora de colocá-los. Fui pela ideia da composição que eu acharia mais bonita de ver ao entrar em casa.

Sim, optei por colocá-los mais acima do sofá porque não queria que maridón (que obviamente é mais alto do que eu :)) ficasse batendo a cabeça nos quadritos quanto estivesse vendo tv. ;)

Aline,
Obrigada pela mensagem! O quadro que você gostou é do Gil Vicente! O único chic que eu tenho! hihihi

@mulhervitrola disse...

Adorei as idéias. Curti muito aquele atrás da mesinha... ousar é tudo de bom. Acho que não tem que seguir regra mesmo não... até porque o mais legal é ficar de um jeito que "aos nossos olhos" nos dê o efeito que desejávamos. Ah, adorei teus quadrinhos!

Borbulhas Literárias disse...

Eu adorei esses no rodápé!!! Muito legal.

Por que você não enche essa parede de quadros? Do chão ao teto? Você parece adorar! :)))

Mirella Luiggi disse...

Bianca,
É essa a ideia mas Ssssshhh (que maridón não saiba pq senão ele sai correndo de casa! hahahha)
:)

Ana Carolina disse...

Mirella,
Adoreiseus quadros e tá perfeito o jeito que vc os colocou na parede, importante mesmo é nossa casa estar do jeito que a gente gosta e se sente bem.
Sigo seu blog há algum tempo, e sou ouvinte do papito decorado também, adoro!!
bjs td de bom.

Anônimo disse...

Realmente não tem uma regra específica ,mas é importante que a obra fique de tal modo que não haja interferência na leitura e admiração da obra.Normalmente procuro alinhar a parte superior e muitas vezes faço a montagem antes no chão pra analisar a composição.
Seus quadros ficara legais sim
Qd coloco atras do sofa procuro deixar numa altura que a cabeça das pessoas não batam e danifiquem o quadro;mas em regra geral cada caso é um caso e o mais importante é ter nossos lares como nossa cara
beijos
Cláudia

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails