terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lista de resoluções para 2009. Você já fez a sua?

Começar um ano novo, tem sempre gostinho de vida nova. A gente tem a sensação que a "pontuação do jogo" foi zerada e que podemos começar tudo de novo.
Planejar o ano que estar por vir é muito gostoso. Dizem por aí que é até produtivo, pois quem escreve o que pretende fazer, tem mais chances de realizar os planos. Enfim, minha lista todo ano é bem parecida... geralmente tem cinco ítens dos quais só realizo um ou dois. Na verdade acho que isso acontece com muita gente... por isso esse ano resolvi fazer diferente, pesquisei por aí e separei algumas dicas para tornar a lista do ano novo mais produtiva.

1- Faça o plano completo.
Não adianta só definir qual a meta. É preciso esquematizar passo a passo como você vai conseguir realizar pensando no ano de 2009 inteiro.
Ex. Meta: Fazer uma viagem de férias para fora do país
etapa 1: definir para onde você quer ir e de quanto vai precisar
etapa 2: definir de onde você pode tirar o dinheiro para ir economizando mês a mês
exemplo: fazer manicure e escova em casa(economia media de X por mês); deixar de tomar o cafézinho depois do almoço todo dia (economia media de X por mês); reaproveitar as roupas do inverno passado; ir ao cinema apenas 1 vez a cada dois meses; etc.
2- Comece imediatamente
Você tem mais chance de realizar o que deseja se agir o mais rápido possível. Não adianta pensar em uma meta para 2009 e só lembrar dela novamente lá para abril, até porque provavelmente você não irá lembrar. O ano passa muito rápido, mãos à obra agora!
3- Confidente
Sei que essas listas são muito íntimas e sei que nem sempre temos coragem de compartilhá-las com ninguém, mas ao longo dos anos descobri que as metas divididas com pessoas queridas tem mais chances de acontecer. Não precisa ser todas as suas metas, mas dividir com uma amiga especial a ideia e o plano de emagrecer uns quilinhos ou deixar de fumar em 2009 pode ser uma boa! Dessa forma, você tem uma companheira e podem até colocar o plano em ação juntas caso essa também seja uma das metas dela.
4- Escreva
Coloque tudo no papel. As metas e os planos devem estar escritos e esquematizados. Se puder deixe em um lugar bem visível e podem me chamar de careta, mas acho que as coisas escritas à mão tem mais força.
Feliz Ano Novo à todas! Desejo que em 2009 as listas de vocês sejam cheias de ítens realizados!

Nenhum comentário:

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails