terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como tirar mancha das roupas



Dia desses precisava tirar uma mancha de vinho de uma toalha de mesa e fui pesquisar na internet. Achei em um site de uma loja chamada Casa Freitas, uma lista completíssima de como tirar mancha dos mais diversos tipos.( Até mancha de inseto tem gente!) Resolvi colocar aqui para vocês:

Ácidos - Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres (sopa) de água, passados com uma esponja sobre a mancha; o bicarbonato de sódio também servirá.

Alcachofra
- Estas manchas são tiradas com limão.

Anilina - Dissolver 50 gramas de hidrosulfito de sódio em ½ litro de água quente. Esticar a parte manchada sobre uma vasilha e derramar lentamente a solução quente atravessando o tecido. Imediatamente após, lavar com água e sabão para não estragar o tecido.

Banana - Quando recente, basta esfregar um pouco de querosene.

Bolor - Ferver o tecido manchado em água contendo um pedaço de couro de bacalhau, ou a própria água onde se deu à fervura do bacalhau. (Vide também Mofo, logo adiante.).

Café - Manchas de café podem se tornar permanentes. A melhor dica é logo que o café for derramado em tecidos, lavar imediatamente com água quente ou fervendo; se o local for difícil de ser lavado, esfregue gelo. Pegue um cubo de gelo e esfregue pacientemente por toda a mancha. O café irá desaparecendo aos poucos até sumir completamente, e se possível, colocar antes por baixo da mancha um pedaço de pano para que se absorva melhor o líquido.Também pode ser retirada com a solução de água e bicarbonato de sódio. Nas marcas secas, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Café com Leite - Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada, ou tetracloreto de carbono, ou ainda esfregar ligeiramente com benzina.

Cal - Lavar com água e sabão; as de cor, aplicar um pouco de vinagre ou suco de limão, e lavar com bastante água.

Cera - Tirar primeiramente o grosso com uma lâmina; colocar então o tecido entre dois mata-borrões, passando o ferro quente por cima, mudando de vez em quando de lugar, até que a mancha seja absolvida. Passe, então, um pouco de benzina.

Cerveja
- Esticar bem a parte manchada sobre uma vasilha funda, despejar água fervendo em cima, atravessando o tecido. Depois é só esfregar um pouco de glicerina e enxaguar com água morna.

Chá - Usar água morna e bastante sabão, ou mergulhar em água quente com água sanitária.

Chiclete - Os chicletes se retiram facilmente da roupa, esfregando-se pacientemente uma pedra de gelo, do lado do avesso, no mesmo ponto onde estiver o chiclete grudado. Também se poderá usar clara de ovo, deixando secar um pouco antes de lavar.

Chocolate
- Com água quente e sabão; insistir. Se não sair, usar o mesmo processo da cerveja ou ainda esfregando o gelo no local. Poder-se-á também empregar água oxigenada.

Cola
- Diluir com água fria, deixando mergulhada durante algum tempo; ou água quente.

Doces e Caldas
- Água quente.

Esmalte de Unha
- Com acetona ou removedor; se o tecido for fino, água oxigenada e depois água e sabão. Mas cuidado, porque se o tecido for sintético, esse produto pode danifica-lo.

Ferro de Passar - Passar sobre o amarelado um chumaço de algodão embebido de água oxigenada; depois água pura.

Ferrugem
- Com sal e suco de limão, expondo o tecido ao sol; também: esfregue leite azedo, ou ainda cortar um limão ao meio, colocar a mancha sobre o limão, e passar o ferro quente sobre a mancha. Lavar em seguida.
Essas manchas também podem ser retiradas passando-se sobre elas uma mistura de suco de limão e uma colherinha de suco de bicarbonato.

Flores - Álcool ou amoníaco.

Frutas - Ponha sobre essa mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois esticar a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derramar água fervendo, acrescentada de uma colher de amônia ou álcool, atravessando o tecido.
Poderá também usar leite azedo, suco de limão fresco, ou vinagre branco forte.
Para as manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; se a mancha resistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.
As manchas de frutas em tecidos de seda saem lavando-se com água morna e bórax.

Gorduras, Óleos, Azeite - Você deve chupar a mancha com papel absorvente. Depois de retirar o excesso de gordura, derrame talco, deixando por várias horas; então escovar e esfregar com um pano limpo embebido em água quente.
Também poderá lavar o tecido manchado com água morna e detergente; ou ainda molhar a parte afetada com amoníaco e logo em seguida lavar em água morna.
Outro processo: esfregar, sem perda de tempo, um pedaço de cebola, colocando um pano pelo lado do avesso, isto é, por baixo da mancha.

Manteiga - No branco, uma escovinha impregnada em benzina; em cores, água morna e sabão.

Graxas - Diluir com substância gordurosa, depois passar benzina.

Graxa em Sapato - Tricloretileno; se a mancha persistir, usar água sanitária com água oxigenada. Os processos usados para cera também darão resultado.

Insetos - Diluir com água fria ou morna, em seguida com amoníaco e água pura.

Iodo - Embeber um pano em álcool ou leite, ou deixe o tecido de molho no leite fervendo, deixando-o repousar até que o leite esfrie; em seguida lavar com água e sabão. Estes processos servem para todos os tecidos.

Lama - Água fria; depois enxaguar rapidamente em água avinagrada. Se a lama for sobre um impermeável, misturar água quente e vinagre em partes iguais e esfregar no lugar manchado.

Legumes - Estas manchas são difíceis de sair, mas se o tecido for branco ou de cor extra-firme, usar água sanitária pura ou água oxigenada, mas apenas tocando rapidamente o local para que a água sanitária não corte o tecido. Lavar imediatamente com água pura, até a mancha sair.

Mofo - Enxaguar com uma colher (sopa) de amoníaco para cada 20 colheres de água.
Quando for mofo avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá, deixando ferver por algum tempo. Depois enxaguar e expor ao sol para quarar um pouco. Em seguida enxaguar novamente e pôr para secar.
Mofo em tecido de tropical ou de lã: expor o tecido ao sol e quando estiver bem quente, escovar com uma escova umedecida em álcool, no direito e no avesso. Em seguida passar com ferro bem quente, protegendo o tecido com outro pano. (Vede também em Bolor, logo a cima.).

Nitrato de Prata - Lavar com água salgada fria, esfregando.

Ovo
- Esfregue a marca com espuma de detergente de cozinha, ou água fria e sabão; nuca usar água quente. Também poderá colocar uma pasta de sal (sal com gotas d'água) sobre a mancha.

Plantas Verdes - Passar álcool e lavar com água e sabão.

Queimado - Esfregar um pouco de maisena sobre a área afetada, e deixar ao sol por algumas horas. Depois retirar com uma escova macia.
Poderá também lavar com água e sabão, e em seguida passar água oxigenada, deixando secar ao ar livre. Na falta dos dois produtos, deixar a peça mergulhada em água fria, logo após ter sido queimado, deixando ali por 24 horas.

Sangue - Nunca empregar água quente; deve ser retirada antes de secar. O gelo é ótimo para ser esfregado nessas manchas.
Poderá ser lavada com água fria e sabão; se persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amoníaco. Outro processo: empregar água oxigenada de 20 volumes. Enxaguar em seguida.
Se a mancha for antiga e não sair com o gelo usar ácido tartárico ou um pouco de amoníaco na proporção de 1 colher (café) para cada 250 gramas de água.

Suor - Deixar as roupas laváveis de molho numa solução forte de água salgada, ou molhar numa solução de água e gotas de amoníaco no local atingido.
Poderá também usar no lugar afetado uma mistura em partes iguais de álcool e amoníaco. Embeber um pano limpo nessa solução e passar no lugar da mancha de suor; em seguida, limpar com água quente e deixar secar. Antes de passar a ferro o local manchado, proteja-o com um pano para não amarelar.

Tintas de Escrever - Saem com leite frio ou sumo de limão fresco; também poderá ser usado o "Líquido de Oaken". Em seguida lavar com água e sabão.

Tinta Esferográfica
- Esfregar com algodão embebido em álcool puro ou álcool canforado. Se estiver fresca tente absolve-la com toalha de papel e passe álcool com um cotonete. Esta mancha sairá facilmente, borrifando-se sobre ela laquê (de cabelo) até a mancha sumir. Deixar secar; se necessário, repetir a operação.
Em tecidos sintéticos, usar um pouco de tricloretileno; mas antes de emprega-lo fazer um teste em algum retalho desse tecido.

Tinta de Parede - Deixar de molho em aguarrás ou terebintina; as tintas frescas também saem com querosene, gasolina ou benzina; as oleosas de cor, diluir primeiro em óleo e depois tratar com benzina; se a mancha persistir, deixar secar e passar ligeiramente ácido acético puro. Para as oleosas pretas, usar leite quente ou sumo de limão, ou ainda ácido cítrico.

Vela
- Quando um tecido é respingado por vela, a forma mais prática de removê-la é colocar um papel absorvente sobre a mancha como um guardanapo ou papel-toalha, e passar a ferro. O calor do ferro derreterá a vela e o papel prontamente a absorverá.
Raspar primeiramente com o lado cego da faca para retirar o excesso. Em seguida colocar o local manchado entre dois mata-borrões, passando por cima um ferro quente; se a vela for de cor, depois de removida sua gordura, colocar sobre a parte manchada um algodão embebido em álcool ou benzina; depois, lavar a peça toda.

Verniz - Passar uma camada de removedor de tinta, acrescentar éter sulfúrico, depois álcool; escovar com benzina.

Vinho - Para tirar a mancha de vinho tinto, tente o leite ou passe gelo imediatamente no local, ele irá impedir a absorção do vinho e evitar aquelas manchas desagradáveis. Pode-se também limpar com uma solução de ácido tartárico; a água morna com detergente de cozinha também poderá servir.
Numa emergência, polvilhar na hora com sal ou espremer um pouco de limão; depois de lavar com água e sabão. Pode-se substituir o sal por farinha de mandioca ou polvilho.

Manchas não Especificadas
- Misturar: amoníaco, éter, vinagre e aguarrás.
Para os tecidos muitos finos, não recomendamos tentar limpar em casa; é sempre recomendável e garantida a lavagem a seco.

Eles ainda deram essa dicas extras que também achei bastante úteis:

• Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou de tecidos, convém fazer antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa, para ver o resultado; se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.

• Ao limpar a mancha de um tecido, procure estender a parte manchada sobre um mata-borrão ou um outro tecido para que o líquido empregado na limpeza não se espalhe muito.

• Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo; isto é ótimo.

• Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.

• Para limpar e desengordurar as golas das roupas, usa-se uma solução de amoníaco, na proporção de 1 colher (sopa) para 1 copo de água.

• E lembre-se, quanto mais cedo se tratar uma mancha mais facilmente ela sairá.

• Todos os tecidos aqui não especificados são de cor branca ou de cores firmes.
Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.


No site da loja que achei essas informações também tem outras dicas boas de como lavar diferentes tipos de tecido. O link está aqui.

fonte: site loja Casa Freitas/ foto do post retirado do site da Home storage concepts

4 comentários:

Nanda Assis disse...

amei as dicas, afinal todas nos precisamos te-las sempre a mão.

bjosss...

Bazar quase de graca disse...

Adorei! Copiei e foram para a minha pastinha de casa e decoração rssss
Bjs!

Mulher, mãe e nutricionista disse...

Muito bom!
Beijo.

Michelle Sales disse...

Oi...Meu proprio vestido mancha a si mesmo...ele é vermelho e tem bordados em cor branca no peito dele..e acontece que qdo eu vou lavar, mancha todo de vermelho no tecido branco com os bordados em cima...fica até dificil de esfregar por causa dos bordados...tá difícil...
alguem saberia me dizer como eu façio nesse caso?

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails