terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quais eletrodomésticos as pessoas terão em casa no ano de 2050?

Essa pergunta foi o mote do Electrolux Design Lab de 2010, que reuniu projetos criativos de estudantes de design de diversas nacionalidades. Eles tentaram prever o futuro e pensar que tipo de objetos as pessoas irão usar  na cozinha e na lavanderia  de suas casas no ano de 2050.

Esses foram alguns dos projetos finalistas:

Clean Closet – All in One Laundry Concept by Michael Edenius*

A ideia aqui é a seguinte: um guarda-roupas e uma lavadora em um só produto. Você coloca sua roupa dentro do Clean Closet; um scanner encontra a sujeira; limpa ela para você (com tecnologia molecular e sem usar água); e no final sua roupa já está lá, limpa e passadinha. Lindo, né?

In-home Clothing Printer by Joshua Harris

Essa aqui vai mais além: uma impressora de roupas. Imagina comprar uma roupa online e não ter que esperar pelos Correios! Loucura total!  

Elements Modular Kitchen by Mathew Gilbride*

Geladeira, fogão, luz e ar-condicionado todos juntinhos e em módulos lindos e pequenos. Segundo o site do projeto, estima-se que no futuro 74% da população mundial vão estar em áreas urbanas, então espaço será uma questão ainda mais importante!  Pelo que eu entendi, esse é um dos projetos "viáveis" para um futuro mais próximo.

MESO- Food Injection by Bogdan Ionita
Um aparelhinho que vai medir os nutrientes que você precisa e injetar diretamente no seu corpo todas as vitaminas e minerais sem precisar de alimentação direta. Eu acho que esse não cola muito não, hein? A não ser, talvez, para pessoas com dificuldades para ingerir alimentos, né? Quem em plena saúde física e mental vai trocar uma refeição delicinha por furinhos de uma máquina?!

The Kitchen Hideaway by Daniel Dobrogorsky*
Sabe aquele sonho de imaginar uma comida e ela se materializar?! É quase isso! Você pensa na refeição que você quer e robôs, em uma espécie de cozinha comunitária, farão para você e mandarão a comidinha para a sua casa! Eu quero agora!


The Snail Micro Induction Heating System by Peter Alwin*
É um aparelho que você acopla na panela e ele automaticamente  reconhece o tipo de comida, calcula a temperatura e o tempo necessário para aquecer o alimento. E claro, deixa a comida quentinha para você!   

Os projetos marcados com um asterisco estão entre os oito finalistas. O resultado final do prêmio sai no dia 23 de setembro e você pode acompanhar a premiação ao vivo no site do projeto.

E aí? Animadas para se matricular na academia amanhã, marcar uma consulta com um médico ortomolecular só para viver até os 100 anos e usufruir bastante dessas modernidades? :)

5 comentários:

Sumaia Villela disse...

Bem vinda de volta!
Essa máquina de adivinhar a comida que a gente quer pode acabar por tornar qualquer esforço de autocontrole inútil. Imagina você em um regime, pensando em mandá-lo para o espaço e comer aquele bolo de chocolate, e, mal você se controla, vem a tentação bater à porta. Melhor seria uma máquinha comandada pela voz..

Cissa Branco disse...

Mirella,

Que legal, adorei o guarda-roupa/lavadora, perfeito.
Beijos

Cada Coisa disse...

Oi Mí! Quero alguns desses agora!!
Beijos!!!

Vivian Tumasonis disse...

Mi, fazia tempoque não passava por aqui! e ai como vc está agora?!!Espero que esteja tudo bem! um beijão!

Bikha disse...

Ah, vai ser ótimo. As pessoas serão como bolhas gigantes que não saem do lugar, só pensam.
Credo, vc não precisa mover um dedo prá concretizar suas vontades...eu não gostaria disso.

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails