quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Minha suculenta está virando um coqueiro. O que fazer?

Me ajudem! :) Olhem o que aconteceu com a minha plantinha que era pequena:


Não para de crescer desde que eu passei para esse pote (até contei em um post em fevereiro do ano passado, lembram?). Coloquei uns palitinhos para segurar a bichinha, mas não está funcionando muito bem já que ela continua crescendo e o caule está ficando molinho na parte de cima.

Alguém sabe o que eu devo fazer?

S.O.S. de jardinagem gente! please! :)

10 comentários:

Fabiana Fabi disse...

Ah...eu coleciono suculentas, e acho que é um caminho sem volta!
O engraçado que as minhas ficam é gordinha s pros lados e dão filhotes no mesmo vaso.Mas essa daí parece que vai continuar a crescer...sinto não poder ajudar!!!Será que em algum site de botânica e jardinagem não tem algum link p dúvidas???
Se serve de consolo, ela está linda mesmo assim ,e a lata é um charme! Bjuuu!!!

Arte Sana Sonia disse...

eu adoro suculentas!, mais ela não esta conseguindo crescer para os lados por que nao tem terra....alem de tudo quando elas ficam assim eu corto e semeo a parte da florzinha e o restante semeo em pedaços pelo vaso completo; essa e a grande vantagem das suculentas se adaptan a todo ate a uma dona doidona.
Espero que sirva bjs

Edlena Franklin disse...

Aqui em casa eu normalmente quebro o caule na altura que considero satisfatória e enterro, molho e aguardo. Pode acontecer dela sentir um pouco a mudança mas em geral suculentas são bem resistentes e se regeneram rápido. Na dúvida, consulte um especialista. Já fiz isso com outras espécies, como a dracena e a pleomele, que não são suculentas. Elas perdem algumas folhas no início mas eu as abrigo do sol direto e molho sem encharcar demais.
Boa sorte

Carol Costa disse...

Adorei conhecer seu blog! Tudo culpa da Vivianne Pontes, do De(coeur)ação, que me mandou o link para este post. Mirella, você precisa cortar sua suculenta (ela renasce, não se preocupa) deixando uns dois dedos de caule. Aí, corte outros segmentos do caule em mais ou menos três dedos. Deixe tudo secando por uns dois dias, que é para os cortes cicatrizarem (se você enterrá-los direto, enchem de fungos e apodrecem). Passado esse período, enterre um centímetro do seu ex-coqueirinho, futuro arbusto. Os outros segmentos basta deixar sobre a terra que logo enraízam e geram brotos. Importante: o toco que ficar deve ter uns dois dedos de comprimento, para também ele enraizar. Sei que dá dor no coração fazer isso, mas, em poucos meses, sua suculenta estará uma florestinha e não esse coqueirinho solitário. Como as suculentas têm uma reserva de nutrientes no caule e nas folhinhas, aguentam melhor a estaquia, nome chique desse tipo de reprodução. ;)

Mirella Luiggi disse...

Ai que amor! Vocês salvaram minha plantinha! :)
Obrigadão! :)

Anônimo disse...

Mirella, eu também costumo quebrar o caule. Além disso, um vaso mais largo, mesmo que baixo, é a melhor opção. Aqui em casa, as folhinhas ou pétals - não sei, vão caindo no próprio vaso e rapidinho criam raízes que dçao origem a novas mudas.

Anônimo disse...

Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.
Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.
Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.
As suculentas são fáceis de cuidar, requerem pouquíssima água e muitas espécies possibilitam mudas obtidas através do destaque de folhas sadias e estas deixadas sobre o solo de um vasinho.

Isabela Herbetta disse...

Está acontecendo a mesmíssima coisa com uma suculenta aqui em casa! Que ótimo, vou anotar as dicas..
Sou paisagista mas jardinagem é outra história!
Abraços

Crys disse...

Nossa, como eu fiquei fora por tanto tempo!!!
Bom, só agora li sua preocupação, e vi também os comentários... é isso ai mesmo! Muitas plantas tendem a crescer sem controle quando falta luz para elas...
As suculentas em especial precisam de luz solar direta!
Cortou, e enterrou os pedaços? Deu certo?
Porque a técnica é essa mesma.
E lembre-se, não dê muita agua pra ela nao apodrecer.

Me conta quando puder.
Beijinhos

Clarissa disse...

Eu também crio suculentas, e para elas ficarem baixinhas e bonitas o legal é não colocar muita terra e sim areia, quanto mais pobre for o local que elas estiverem mais bonita elas ficam! É um contracenso, mas é o que minha experiência me mostrou, Ah, e bastante sol!

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails