terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como cuidar das obras de arte

Ganhei dos meus pais esse final de semana um guache do Gil Vicente. Fiquei bem feliz e resolvi pesquisar mais sobre qual a melhor forma de emoldurá-la, já que é de um artista muito legal e quem sabe a primeira obra da minha coleção de arte (momento: eu jurando que sou rica)

Descobri o seguinte:

Aquarelas e Guaches devem ser emolduradas com vidro. O tipo do vidro tem que ser específico, já que com as alterações climáticas o material pode se danificar. Não sei se vou encontrar fácil por aqui então pensei que talvez a solução seja deixar um espacinho entre a obra e o vidro. Não sei como... tenho que achar uma solução com Maicon, esse é o nome do vendedor simpático da loja onde emolduro meus quadros.

Sobre as obras em pintura a óleo e acrílica, aprendi na faculdade que a gente tem que deixar as bichinhas "respirarem" portanto nada de vidro coladinho.

E o mais importante de tudo! Não importa se é aquarela, guache, óleo ou acrílica, lembrem-se que o sol é o monstro devorador de obras de arte! Não coloquem suas obras mais preciosas em lugares iluminados por luz natural. Vale investir em uma luz apropriada para ela (halógenas se não me engano) e colocá-las nos comôdos mais escurinhos da casa.

Semana passada fui numa casa e vi um Volpi original coladinho ao janelão, quase tive um treco, a coitadinha da obra já tava toda feiosa. Portanto se você tiver a sorte de herdar um Di Cavalcante ou um Portinari da sua tia avó, corra da luz!


Obra do Gil Vicente. Essa não é a minha mas achei bonita e resolvi colar aqui.
Sem título, 2007, ferro,
235 x 240 x 66 cm

Um comentário:

Nanda Assis disse...

detalhes que fazem a diferença.

bjosss...

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails