sábado, 22 de novembro de 2008

Baunilha de verdade

A gente às vezes nem pára pra pensar de onde vem os aromas e sabores das coisas industrializadas que consumimos. Essa semana fui no mercado municipal e comprei uma fava de baunilha. O cheiro é maravilhoso e o sabor nem se compara ao artificial das essências que compramos no supermercado. O preço não é exatamente uma pechincha: paguei R$6,00 por uma fava pequena. Segundo o vendedor o preço é alto pois a fava vem de uma orquídea, e de cada flor, que demora um bom tempo pra nascer, é extraída apenas uma fava.
O jeito convencional de usar a baunilha é cortando no comprimento e retirando as sementinhas de dentro da fava, sendo essas que você deve usar no preparo dos pratos que preferir, mas existem outras formas de utilizar o sabor das favas também:

- tintura aromática para uso culinário*: deixe macerando em meio litro de álcool 90GL cerca de 15 gramas de baunilha picada. Quanto mais picada a fava estiver, maior será a intensidade da tintura preparada. Deixe macerando por cerca de 15 a 20 dias, depois de coado deve-se armazenar em um frasco escuro ao abrigo do calor e da luz. Você pode utilizar esse preparo do mesmo jeito que utiliza as essencias artificiais

- açúcar de baunilha*: Pegue uma fava picada e misture em 2 Kg de açúcar e guarde em uma recipiente bem tampado. O aroma da fava irá se misturar ao açúcar. Experimente usar esse açucar para adoçar café, leite, chocolates ou qualquer outra bebida ou doce.

Ficou com vontade? Se você não mora em cidades onde é possível encontrar produtos impotados no mercado municipal como São Paulo, você pode comprar as favas pela internet. No mercado livre existem revendedores que comercializam o produto. Só tenha atenção de sempre verificar a pontuação de credibilidade do vendedor no site.

*receitas / fonte:www.todafruta.com.br

Nenhum comentário:

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails