quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Livros + estantes = biblioteca

Eu sou meio compulsiva por livros, no tempo de vacas gordas, quando não tinha que bancar aluguel entre outras coisas, comprava pelo menos uns 3 por mês. Sempre foi um fascínio pelo objeto mesmo. E até hoje sou meio assim. Pode me deixar em uma livraria que passo um bom tempo lá sem problema, só vendo as diferentes encadernações e materialidades dos livrinhos.

Aqui em casa a estante é um dos móveis mais acessados de todos e vira e mexe tenho que reorganizar o caos.

1.Evite escrever nos livros. A tinta da caneta comum geralmente é muito ácida e pode danificar o livro com o tempo, sem falar que nem sempre as anotações que são importantes para você hoje, serão amanhã. Mas caso você queira mesmo riscar seu precioso livrinho use lápis ou canetas “acid-free” encontradas em papelarias ou em lojas de artesanato (perto dos artigos para scrapbook).

2.Na hora de ler. É sempre legal seguir as dicas de bibliotecário chato de faculdade (eles sabem do que falam). Apoiar o livro em uma superfície plana na hora de manuseá-lo e evitar comer e beber perto deles (claro que existem exceções, nada impede que você leia o mais novo best seller de ficção na praia enquanto toma uma cervejinha, mas pelo amor de deus não faça isso com a sua edição esgotada de livro de arte muralista italiana em encadernação especial).

3.Encapar. Coloque uma capa de plástico transparente nos seus livros mais valiosos, ou frágeis. Eles não vão ficar muito bonitos, mas durarão por muito mais tempo.

4.Organizando. Na hora de colocar na estante, tente sempre deixá-los na vertical bem apoiados uns nos outros mas com um espaço para manuseio, eles não podem ficar pendendo para um dos lados mas também não devem ficar apertados para não danificarem. A maioria das pessoas prefere organizá-los por temas, pois isso facilita a organização. Existe a opção de arrumá-los por tamanho, a melhor para proteger os livros; na horizontal, que não é muito bom para os livros mas ideal para quem não tem muito espaço; e a organização por cor que é a que deixa a estante mais bonita e que, confesso, foi a escolhida para figurar nas minhas prateleiras!


Organização 1
Por tamanho: maior apoio dos livros e uma certa harmonia



Organização 2
Por Cor: boa proteção dos livros e forte apelo estético


Organização 3
Na horizontal: baixa proteção dos livros mas melhor aproveitamento do espaço

2 comentários:

Anônimo disse...

Organização por cor...rsrsrs
bem que eu acharia ótimo, mas tente organizar por assuntos, afinal fica mais fácil de achar e bem mais criativo né.
E bibliotecários não são chatos, ok. :)
Raquel

Mirella Luiggi disse...

É verdade Raquel, bibliotecários não são chatos, pelo contrário eles me ajudam muito na hora de encontrar o que eu preciso na faculdade! foi só uma brincadeira com a disciplina de cuidados que eles tem! :) Eu também acho que organizar por assunto é bem mais prático mas adoro a minha estante de arco-íris! :) e prefiro deixar ela assim mesmo demorando um pouco mais para achar os livros.
bjs e obrigada pelo comentário

Postagens relacionadas

Related Posts with Thumbnails